Em apoio a campanha Setembro Amarelo, listamos 7 filmes que vão te fazer entender um pouco mais sobre “as dores de existir”.
A campanha “Setembro Amarelo” ocorre anualmente, desde 2015. Começou a pouco tempo, mas vem ganhando muita notoriedade. Principalmente para quebrar tabus, a campanha vem ajudando as pessoas a lidarem com suas dores e dificuldades.
Assim como a Aids era um grande tabu, com as campanhas, o número de vítimas da doença foi diminuindo. Claro que ainda há uma certa insegurança para falar sobre a Aids, mas as campanhas já ajudaram bastante as pessoas portadoras do vírus e também a sociedade no geral.
O principal objetivos dessas campanha é tirar todo o estereótipo que se cria e que torna essas doenças, grandes tabus na sociedade e também, principalmente, a prevenção. O foco é salvar vidas!
Devido as mudanças diversas que o mundo vem sofrendo, e tão rápidas. A tecnologia tornou essas mudanças quase inalcançáveis para o ser humano. Principalmente para os jovens qua nascem nesse meio digital, onde as cobranças ainda vivem no passado. Afinal, o mundo vem se transformando tão rapidamente, que o ser humano não consegue acompanhar.
Com isso, algumas ideologias e crenças ficam atreladas ao passado, por mais que as coisas tenham mudado, as cobranças de estilo de vida ainda ficam no passado. Forçando o jovem a viver o que não quer pra si, colocando-o em constante conflito consigo e com a sociedade.
Claro que este é apenas um dos motivos, mas talvez seja essa era moderna digital que esteja causando o aumento de suicídios no mundo. O fato é que a taxa de morte por suicídio se tornou superior a taxa de morte por Aids, por exemplo. E o que poucos sabem é que é possível prevenir!
Segundo a Organização Mundial da Saúde, 9 em cada 10 casos podem ser prevenidos. E essa foi a esperança que fez nascer a campanha “Setembro Amarelo”.
Então, vamos falar sobre isso?
Eu selecionei aqui alguns filmes que falam de diversas doenças psicológicas, tais como Depressão, Distúrbios Alimentares, Síndromes, Bipolaridade e diversas outras questões que vão ajudar você a entender melhor essas doenças psicológicas e se você se identificar com algo, procure ajuda, converse com um amigo ou parente, mas saiba que não precisa passar por isso só, você pode e deve procurar alguém para te ajudar.
Falar é o melhor remédio!
1- As Horas
Em três períodos diferentes vivem três mulheres ligadas ao livro “Mrs. Dalloway”. Em 1923 vive Virginia Woolf (Nicole Kidman), autora do livro, que enfrenta uma crise de depressão e idéias de suicídio. Em 1949 vive Laura Brown (Julianne Moore), uma dona de casa grávida que mora em Los Angeles, planeja uma festa de aniversário para o marido e não consegue parar de ler o livro. Nos dias atuais vive Clarissa Vaughn (Meryl Streep), uma editora de livros que vive em Nova York e dá uma festa para Richard (Ed Harris), escritor que fora seu amante no passado e hoje está com Aids e morrendo.
2- O Mínimo Para Viver
Uma jovem (Lily Collins) está lidando com um problema que afeta muitos jovens no mundo: a anorexia. Sem perspectivas de se livrar da doença e ter uma vida feliz e saudável, a moça passa os dias sem esperança. Porém, quando ela encontra um médico (Keanu Reeves) não convencional que a desafia a enfrentar sua condição e abraçar a vida, tudo pode mudar. (Tem no Netflix)
3- Cake, Uma Razão Para Viver
Claire Simmons (Jennifer Aniston) é uma mulher traumatizada e depressiva, que busca ajuda em um grupo para pessoas com dores crônicas. Lá, ela descobre o suicídio de um dos membros do grupo, Nina (Anna Kendrick). Claire fica obcecada pela história desta mulher, e começa a investigar a sua vida. Aos poucos, começa a desenvolver uma relação inesperada com o ex-marido de Nina, Roy (Sam Worthington). (Tem no Netflix)
4- As Vantagens de Ser Invisível
Charlie (Logan Lerman) é um jovem que tem dificuldades para interagir em sua nova escola. Com os nervos à flor da pele, ele se sente deslocado no ambiente. Sua professora de literatura, no entanto, acredita nele e o vê como um gênio. Mas Charlie continua a pensar pouco de si… até o dia em que dois amigos, Patrick (Ezra Miller) e Sam (Emma Watson), passam a andar com ele. (Tem no Netflix)
5- As Virgens Suicidas
Cinco irmãs sonhadoras, as Lisbon, moram em uma casa simples de subúrbio em uma rua cheia de árvores, em meados dos anos 70 nos Estados Unidos. Seus destinos são marcados visivelmente pela vizinhança cheia de meninos, que ainda hoje continuam obcecados por elas. A vida das irmãs é marcada de amor e repressão, fantasia e terror, sexo e morte, memória e desejo. Esta é, na sua essência, uma história de mistério, que muda a vida de segredos dos adolescentes americanos.
6- Últimos dias
Neste filme inspirado no falecido líder do Nirvana, Kurt Cobain. O carismático, mas problemático músico Blake, torna-se sobrecarregado pelas exigências feitas a ele por sua fama e se retira para uma grande mansão na floresta. Blake deseja ficar livre das demandas constantes de seus amigos por dinheiro e de suas tentativas de ganharem dinheiro em cima de seu sucesso. Quando a sua depressão se agrava, Blake, imprudentemente, busca uma resposta para seu dilema na solidão.
7- 28 Dias
Gwen Cummings, uma bem-sucedida escritora de Nova York, é presença frequente nas festas. Mas tudo muda quando ela e o namorado ficam bêbados e pegam a limusine do casamento de sua irmã batem com o carro em uma casa. Depois disso, Gwen é obrigada, pelo juiz, a ir para uma clínica de reabilitação. (Tem no Netflix)
Atenção: O Netflix muda seu catálogo de filmes constantemente. Os filmes aqui informados estavam em seu catálogo até o dia do fechamento dessa matéria.
Gostou deste conteúdo?
Preencha seu Nome e E-mail abaixo para receber mais novidades do site